04/02/2021 às 19:14 Marquei meu ensaio e agora?

Dicas de roupas e acessórios para ensaio fotografico externo!

867
8min de leitura

O ensaio fotográfico ao ar livre é, em disparada, o estilo mais escolhido por homens, mulheres, casais, gestantes ou garotas que desejam obter um belo registro de si mesmo nas mais diversas fases de sua vida. Seja em um ensaio de 15 anos, perfil profissional, book fotográfico, para se presentar, presentear alguém especial ou até mesmo para levantar a autoestima.

 O que a maioria não imagina é que não cabe apenas ao fotógrafo a responsabilidade de cuidar de todos os aspectos do ensaio para que as fotos saiam bonitas. É necessária uma parceria mútua entre ambos os lados para que tudo saia perfeito. Por isso resolvemos mostrar a todas vocês que desejarem realizar esse tipo de ensaio, nossas recomendações de roupas, acessórios e dicas sobre o que levar e como se comportar antes/durante essa experiência maravilhosa que é ser fotografada pelas lentes de um profissional.

Vejam as 11 dicas que separamos especialmente para vocês!

1 - QUE ROUPA USAR NO DIA DO ENSAIO FOTOGRÁFICO?

É importante escolher roupas confortáveis e que te deixem mais à vontade, além de mostrar sua personalidade, tomando cuidado para não chamar tanta atenção. É legal se questionar se a roupa escolhida vai continuar agradando daqui a 20 anos.

 Para o ensaio não ficar cansativo, o ideal é que você leve até 2 (dois) figurinos,a não ser em casos específicos.

 Recomendado:Roupas básicas de cor sólida. Cores claras são muito bem-vindas, pois dão um ar mais leve e harmônico em relação as composições que serão feitas no ensaio.  

Não recomendado: Roupas com bolinhas, estampas exageradas, listras, cores muito escuras, números ou palavras muito grandes. Esse cuidado serve para que não se tire a atenção principal do ensaio, ou seja, você! 

Evite o uso de relógios, joias ou acessórios muito chamativos, principalmente se o local for na natureza.

 Todos os estilos de calçados são recomendados, exceto o salto alto (caso o ensaio seja realizado na grama ou qualquer outro local que dificulte o seu deslocamento pelo cenário).

2 - OBJETOS E ADEREÇOS

São os itens que podem ajudar suas fotos e que tem o potencial de dar-lhes um impacto extra. Se você possuir qualquer objeto que poderia ser legal em uma fotografia, pode considerar em levá-lo. 

 Os clientes que fornecem seus próprios adereços tendem a trazer coisas que tem um significado muito maior do que aquilo que o fotógrafo poderia proporcionar. Além disso, ao usar repetidamente um mesmo acessório, o fotógrafo produziria fotos muito parecidas umas com as outras.

  Recomendado: Coroa de flores, o livro preferido, chapéu, guarda-chuva ou qualquer outro objeto de valor sentimental. 

 Quando estiver em dúvida quanto a trazer algo ou não, não hesite em consultar o fotógrafo.

OBS: Levar os cachorros para o ensaio, faz suas fotos ficarem sensacionais. 

  3 - ITENS PARA MUDAR SUA APARÊNCIA (MAQUIAGEM, CABELO E UNHAS)

A maquiagem deve ser corretiva e leve. A ideia é que você esteja linda, mas bem natural.

 Para os cabelos, é recomendado que estejam preferencialmente soltos (para dar mais movimento nas fotos), mas isto também não é uma regra.

 E para as unhas, o ideal é que estejam limpas e bem cuidadas, já que as câmeras profissionais têm o poder de capturar os mínimos detalhes com tremenda nitidez. Afinal, você não vai querer perder uma bela foto  com as mãos tocando o rosto por conta de uma unha malfeita não é mesmo?  Também é interessante se questionar se o esmalte estará em harmonia com os figurinos escolhidos.

4 - O VESTUÁRIO PARA HOMENS

Evite usar camisetas ou camisas pólo com logos e marcas, isso acaba desarmonizando do ambiente e da noiva. Estampas e listras coloridas também devem ser evitas, não geram uma boa harmonia visual. Se o dia estiver quente, pode optar por uma pólo lisa. Caso seu estilo seja mais despojado, escolha uma camiseta lisa que pode ser usada com uma camisa xadrez aberta. Se você for mais clássico, uma camisa de manga comprida com uma cor que você goste é uma boa. 

O mais importante é que as roupas do noivo sejam do mesmo estilo que as da noiva, e isso não quer dizer que devem usar cores iguais. 

Para não ter erro, aposte em tons claros e lisos, evite bermudas jeans, e se usar jeans, que seja calça.

Mais uma vez, o segredo é que você escolha uma roupa em que fique confortável, pois isso pode ser claramente percebido nas fotos! 

 5- CONHECER A LOCAÇÃO PARA SUAS FOTOS

O ideal, é que a locação para as fotos seja um lugar conhecido. Assim fica mais fácil adaptar as  roupas  com o ambiente.

Saber as características da locação é importante, pois "achar" que sabe como o é lugar pode trazer surpresas desagradáveis e, no final, influenciam no resultado das fotos. Se o ensaio dos sonhos for em uma locação que você não conhece, pesquise imagens do espaço e peça conselhos ao fotógrafo. 

"Mas uma amiga fez suas fotos lá e ficou maravilhosas."

Lembre sempre que o olhar do profissional é diferenciado, ele enxerga elementos e situações que o cliente não observa. Conte com seu fotógrafo, pode valer muito para ajudar em sua escolha.

6 - QUE POSES FAZER NO MOMENTO?

A direção do ensaio deverá ser toda realizada pelo fotógrafo, como exemplos de poses, posição das mãos, olhares, expressões e interações com o cenário. Também deve-se explorar sua desenvoltura espontânea para fotos mais descontraídas. 

 Se você é tímida ou nunca realizou um ensaio profissional é interessante pesquisar referências de poses em sites e revistas de acordo com o seu estilo e o tema/local do ensaio como uma fonte de inspiração. É bastante interessante também que você treine em frente ao espelho e observe suas próprias fotos para identificar os ângulos em que se sente mais bonita e segura.

7 - IDEIAS DE COMBINAÇÕES EM DIFERENTES LOCAÇÕES

O segredo aqui é harmonia, isso pesa muito na hora de decidir  o que vestir em um ensaio fotográfico. As cores claras valorizam o céu azul, a vegetação verde e te coloca em destaque nas fotos. Considerando também que é mais leve visualmente, logo, a chance de ficar harmonioso é muito maior.

Evite roupas pretas em lugares como parques e cachoeiras. Outro ponto importante; lugares escuros e lugares claros. Se sua locação for em um ambiente mais escuro, opte por  roupas claras,  e lugares muito claros requerem roupas que criem maior contraste. 

Sempre ter equilíbrio e harmonia entre as cores. Evite "coloridão" em lugares que já têm muita cor, pois pode bagunçar sua mente e dar uma sensação de ter algo errado quando você olhar para as fotos.

Se as fotos forem a luz do sol, em um ambiente relacionado à natureza, evite roupas muito escuras em tons terrosos, florais grandes e estampas com muito contraste de cor. 

O mesmo vale para a praia! Pense na leveza e tons suaves do céu, mar e areia e crie um look igualmente leve e fluido. 

Se as fotos forem em ambientes urbanos, onde existe toda composição visual de construções, geometrismo e tons de cinza, estampas pequenas em tons monocromáticos e em padrões repetitivos são uma escolha para criar texturas em relação ao ambiente. Mas cuidado com o exagero aqui também!

Tenha em mente: A locação impacta diretamente nas roupas que você deve escolher.

Pensem em tons que contrastem com o espaço, como tons de magenta e vermelho para fotos no campo, onde a predominância são tons de verde. Tons suaves e vestidos fluidos com texturas no próprio tecido, criando relevos suaves e dinamismo na foto!

Se você curte algo mais neutro, o cinza é a melhor opção, até melhor que o preto. Outras ideias são os rosas vibrantes e corais, que também costumam cair bem para todos os tipos de pele e refletem de um jeito bacana nas fotos.

8 - RESPEITE SEU ESTILO

O mais importante de tudo, é manter seu estilo e personalidade na hora de se vestir. Se você, por exemplo, não gosta de usar vestido, não vai ser no momento das fotos que vai usar! O motivo é muito simples, você pode não se identificar, acabar não curtindo e se frustrar com o resultado das fotos. 

Então, seja você, essa é sua melhor versão. 

Mas não precisa chutar o balde e usar camisa de time de futebol por exemplo. 😅

Algumas roupas não mostram nossa identidade e sim os laços pessoais e gostos. No ensaio do casal, as roupas devem representar ambos e não o gosto pessoal de cada um. (a não ser que a história tenha alguma ligação com o time e/ou estádio do casal)

Este exemplo também serve para grupos culturais de qualquer tipo, ou evento que uniu o casal e faz parte de sua história.

9 - QUANTO TEMPO DURA O ENSAIO?

Em média um ensaio tem duração de 3 horas (1 hora de pré-produção ou locomoção + 2 horas de ensaio), mas isso também é muito relativo por possuir algumas variantes, como a escolha do local do ensaio, a quantidade de figurinos e as condições climáticas do momento.

10 - POSSO LEVAR ACOMPANHANTE PARA O ENSAIO?

Sim, é recomendado no máximo 2 pessoas assistindo o ensaio, caso você queira levar. Porém, é importante se questionar se você se sentirá à vontade com outras pessoas observando você sendo fotografada.

 Caso opte por levar algum acompanhante, seria prudente que ele/ela não filme ou fotografe com o celular os momentos do ensaio, isso evita que a pessoa te desconcentre ou atrapalhe a interação entre você e o fotógrafo.

11 - ITENS ADICIONAIS A CONSIDERAR

Dependendo da duração do ensaio fotográfico você poderá levar uma refeição leve ou um lanche. Evite levar qualquer coisa que possa manchar os dentes. Isso inclui itens achocolatados.  Você também poderá levar bebidas como: Água, sucos ou qualquer outra que desejar para se hidratar ou se refrescar durante o ensaio.  A pontualidade também é fundamental para que tudo aconteça como planejado.

Veja aqui algumas combinações de cores:

Branco: Combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto;Bege: Combina com azul, marrom, esmeralda, preto, vermelho e branco;Cinza: Combina com fúcsia, vermelho, violeta, rosa e azul;Rosa: Combina com marrom, branco, verde menta, oliva, cinza, turquesa, azul claro;Fúcsia (rosa escuro): Combina com cinza, amarelo amarronzado, lima, verde menta e marrom;Vermelho: Combina com amarelo, branco, fulvo, verde, azul e preto;Marrom: Combina com creme, rosa, verde, bege e ciano brilhante;Laranja: Combina como ciano, azul, lilás, violeta, branco e preto;Amarelo: Combina com azul, lilás, ciano claro, violeta, cinza e preto;Verde: Combina com marrom dourado, laranja, verde salada, amarelo, marrom, cinza, creme, preto e branco creme;Ciano: Combina com vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo;Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco;Preto: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde, branco, vermelho ou amarelo.
04 Fev 2021

Dicas de roupas e acessórios para ensaio fotografico externo!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

#dicasdeacessorios #ensaiofotográfico #ensaionanatureza dicasdefotos ensaio ensaiocasal ensaiodebutante ensaiofeminino ensaiogestante ensaiomasculino ensaoexterno fotosaoarlivredicas poswedding prewedding studio16fotografia

Quem viu também curtiu

07 de Nov de 2019

11 Ideias de Looks para o Ensaio Pré-Wedding

06 de Fev de 2021

CÍRCULO CROMÁTICO: Como criar combinações de cores

07 de Jun de 2021

Pré-wedding: dicas e ideias criativas para você fazer um ensaio inesquecível

Olá tudo bem? Em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no WhatsApp vai ser um prazer conversar com você!
Logo do Whatsapp