Jogar arroz nos recém-casados: saiba tudo sobre essa tradição

400
3min de leitura

É indiscutível que cada casamento é repleto de rituais tradicionais. Uma dessas tradições mais costumeiras é jogar arroz na saída dos noivos após a cerimônia. Mas vocês conhecem a origem e o significado desse hábito?

Os noivos acabam organizando a festa levando tradições antigas para o seu dia e, muitas vezes, nem se dão conta dos motivos desses costumes. O vestido de noiva branco possui sua origem remota e cheio de significado, representa a pureza que era exigida da mulher; o buquê de flores era feito de ervas colhidas no caminho da igreja para trazer um aroma especial e boa sorte ao casal, etc.

E quando uma música de casamento toca anunciando a saída dos noivos e os dois vão deixando o local da cerimônia após oficializarem o seu amor, vocês sabem por que os convidados lançam o arroz? Estes são os primeiros passos dados como marido e mulher e também é uma forma de os convidados demonstrarem que abençoam a união do casal. Mas, afinal, como surgiu essa tradição e qual seu real significado?

Símbolo de fertilidade

Muitos dizem que a tradição surgiu com os romanos que, ao final da cerimônia, lançavam trigo, que na época era o maior símbolo de fertilidade. Mas o arroz começou a ser conhecido mundialmente por sua vasta produção e acabou se tornando o símbolo da fertilidade. Assim, os romanos  criaram o costume de demonstrar seus votos de prosperidade ao casal através desse grão. Hoje ele é apresentado até como um tipo de lembrancinha de casamento diferente, quando os noivos oferecem saquinhos de arroz com curtas frases de amor que vão usar no final da cerimônia, levando para casa apenas o recadinho carinhoso.

Proibição em igrejas

Ainda que seja um antigo costume que carrega uma grande importância para muitos noivos, se vocês optaram por uma decoração de igreja para o casamento e a cerimônia religiosa, atentem-se às proibições que o lugar escolhido pode ter. Atualmente algumas igrejas proíbem o arroz pela dificuldade de limpá-lo depois. Mas existem diversas outras formas de não deixar este momento passar em branco.

Hoje em dia muitos noivos trocam o arroz por outras alternativas, como as pétalas de rosa ou bolhas de sabão, que combinam perfeitamente com o entorno natural e com o décor de uma festa romântica. Podem usar materiais mais ousados também, como pompons coloridos e reutilizáveis. Saibam qual o elemento que pode substituir o arroz mantendo a tradição, mas dando mais ênfase à temática escolhida para sua festa e respeitando o que a sua igreja permite.  

Cuidados

Mas, se ainda assim, preferem manter a tradição à risca e se o local onde celebram a cerimônia permite, tomem alguns cuidados com o lançamento do arroz. Para não machucar os noivos e os convidado à frente, uma boa dica é jogá-lo para cima, sem direcionar o rosto do casal, orientem os convidados. O indicado é mais ou menos 150 gramas por pessoa, afinal, uma quantidade exagerada não fica bonito e muito menos confortável para os noivos.

Além das escolhas dos elementos da decoração de casamento, atentem-se também aos significados que rondam o universo nupcial, que estão presentes desde a elaboração do convite de casamento até o bolo. Assim poderão adaptar cada elemento ao gosto pessoal de vocês e ainda manter o simbolismo de cada tradição.

Fonte: https://www.casamentos.com.br/artigos/a-tradicao-de-jogar-arroz-nos-recem-casados--c4820

01 Nov 2020

Jogar arroz nos recém-casados: saiba tudo sobre essa tradição

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

curiosidade jogararroz tradicao

Quem viu também curtiu

04 de Jan de 2021

Tendências para casamento 2021 - Já temos as principais tendências para casamento em 2021. Bem vindo ano novo!

07 de Nov de 2019

A importância do cerimonial no seu casamento!

27 de Jun de 2019

5 dicas para organizar um noivado simples !

Olá tudo bem? Em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no WhatsApp vai ser um prazer conversar com você!
Logo do Whatsapp