Tendências para casamento 2021 - Já temos as principais tendências para casamento em 2021. Bem vindo ano novo!

641
11min de leitura

Praticamente o ano de 2020 se foi, e com isso as expectativas para que as festas de casamento ocorram como antes ainda este ano. Por isso, a grande tendêndencia para 2021 serão os extremos.

Mesmo diante de tantas inseguranças, devemos acreditar que 2021 será melhor. O setor de eventos precisava deste chacoalhão. Precisava se reinventar e a pandemia deu a pausa necessária para que isso acontecesse. Somos um mercado informal que precisa de muitos passos para se profissionalizar e se tornar maduro.

Quando comparamos eventoscorporativos e sociais, essa discrepância fica ainda maior. É uma diferença absurda. Talvez o corporativo esteja mais desenvolvido por ser obrigado a estar na mesma linha que os empresários que atendem.

Mas porque teremos um ano de extremos? Simples. 

De um lado casais que estarão mais voltados para a energia da festa preocupados em curtir o momento.

Do outro, teremos casais que por adiar sua festa irão querer investir muito no momento em que realizarem o sonho adiado.

Por outro lado, tenho visto uma mudança na maneira em como os casais desejam planejar seus casamentos. Eles tendem a escolher celebrações modernas e contemporâneas que criam um ambiente ou um clima, em vez de serem guiados por tendências, cores e temas.

Tendências para casamento 2021

Experiência do cliente

Para casamentos isso pode ser uma grande novidade, mas quando falamos em Design de Eventos (formação mais moderna que utiliza conceitos de design thinking) isso já é bem comum. Em 2021 as festas de casamento serão muito mais sobre experiências do que sobre número de convidados e status, os casais irão concentrar suas energias no entretenimento e no cuidado de seus convidados.

Caso a pista de dança não seja liberada, teremos que entreter os convidados de uma outra maneira, e claro, ainda teremos que tomar algumas precauções.

Pense em entretenimento criativo como um serviço de coquetéis bacana ao invés de um bar padrão e até profissionais que atuam no lado místico. Por incrível que pareça, a leitura de tarô é uma atração super comum em casamentos no exterior além de acrobatasmúsicos itinerantes, mágicos e muito mais.

Uma outra ideia simples e mágica são os fogos de artifício. Todos amarão assistir a queima de fogos! 

Quando falamos de experiência não podemos deixar de lado o Destination Wedding, por mais que soe estranho falarmos disso em meio a pandemia, no Caribe os resorts já voltaram a funcionar e a realizar festas de casamento. E vamos concordar que uma viagem sempre é experiência incrível. 

Festa com vibe informal

Por décadas, os casamentos foram elegantes e clássicos. Hoje este é apenas um estilo de festa e a proposta informal vem ganhando força com os millennials. Para você, fornecedor, ter uma idea, a busca pela palavra-chave "casamento simples" cresceu muito nos últimos meses na Inglaterra. Isso mostra que as pessoas querem algo mais simples.

Casamentos com decoração exagerada não agradam a todos os perfis. Para o mercado isso gera um alerta para readequação, você tem duas opções: ou estuda as novas propostas de festas ou se firma como uma pessoa que faz casamentos clássicos. Já para os noivos isso trás uma grande liberdade, onde as festas poderão ser sem protocolos, da maneira como os noivos sempre sonharam.  

Intimate wedding

Os casamentos pequenos estavam numa curva ascendente e em 2021 terão um boom. A pandemia fez com que casais olhassem para sua festa de uma outra forma. Assim como percebemos que precisamos de muito menos para viver, isso se refletirá nas festas de casamento. Teremos festas mais amor, com foco no casal e na experiência dos convidados.

Outro fato importante, que não é preciso ser um gênio para entender, é que reduzir o número de convidados reduz gastos. Porém, o fato de você ter um número menor de convidados faz com que você possa investir muito mais em sua festa. Por isso existe uma grande expectativa para mini weddings luxuosos. 

Acreditamos que eventos para até 40 pessoas, sejam formais ou informais serão padrão em 2021. Lembrando que é totalmente possível fazer uma fusão de ambos. E o mais importante de tudo, eles também permitem que os noivos passem um tempo com cada convidado - uma das razões para sua popularidade crescente.

Festa de casamento durante a semana

Isso se deve a migração de casamentos de 2020 para 2021 (não teremos datas para todos), e também pelo orçamento. O Covid-19 trouxe um impacto financeiro negativo para muitos casais. Sabemos que a contratação de locais e fornecedores é mais barata durante a semana.

Casamentos durante o dia

Quando falamos em casamento, muitas pessoas, automaticamente, já imaginam eventos realizados à noite.

Porém, noivinha, a tendência da vez irá abalar o relógio matrimonial. Com o passar do tempo, será mais comum encontrar casais que realizem esse tipo de comemoração durante o dia — ao ar livre ou não. 

Nos últimos tempos, muitos pombinhos estão preferindo organizar a festa no período próximo ao horário de almoço, podendo assim, aproveitar melhor a luz natural do sol, usar chapéus inusitados e, de quebra, acordar mais disposto no dia seguinte. 

E montar um casamento diurno não significa que a festa ficará sem graça, viu? Caprichando na decoração, você conseguirá alcançar um resultado fantástico e manter os convidados animados. Aposte em gazebos para o jardim, inclua pendentes geométricos, monte um bar de drinks e capriche na playlist. Vai ser difícil não se empolgar!

Decoração de casamento grande em eventos pequenos

O que significa isso? Que mesmo com a ascensão de micro weddings isso não significa que os casamentos terão uma decoração simples. Veremos uma abordagem bem mais moderna, com arranjos com toques de coresflores secas e capim-dos-pampas

Por um lado boho, por outro luxo. Lembrando que decoração e festa com muito investimento não está ligada ao excesso de flores, e sim, muita folhagem e uma mobília bem variada são apenas alguns exemplos das tendências 2021 que vão invadir as festas mais badaladas do pedaço. 

Tendência de cores para 2021

As cores que remetem ao conforto, segundo Erika Woelfel, vice-presidente de serviços de cor e criação da Behr Paint Company, serão a grande aposta para 2021. Em uma entrevista para a Forbes, Erika indicou que paletas com tons neutros a tons energizantesnão vibrantes; estarão em alta. 

Os tons pastéis substituirão a paleta tradicional de rosa blush e marfim, criando uma atmosfera calma e relaxada. Outra aposta são tons de amarelo como ocre e mostarda

Verde e mais verde!

De uns tempos para cá, uma onda de casais realizando as suas cerimônias na África do Sul, bem pertinho da natureza e com total clima de safari. 

Acontece que o estilo de décor naturalista também começou a dominar países da Europa, Estados Unidos e, aos poucos, está chegando no Brasil. Curtiu a proposta? Então, tenha em mente que a sua única missão será investir nos elementos naturais, adicionando muita folhagem na sua decoração e fazendo com que os seus convidados se sintam o mais próximos da natureza possível. 

Dica de ouro: entre os elementos que não podem estar de fora desse conceito, estão a vegetação suspensa, antúrios de diferentes tonalidades, folhas de begônias e muito capim dos pampas, que pode surgir na entrada do salão, em volta do altar ou perto da mesa do bolo. Lindo, lindo! E essas folhagens tão encabeçando as tendências de casamento 2021.

Decoração Minimalista

Nada de exageros aqui, o foco do minimalismo é ter uma decoração limpa, dando destaque e mais significado em detalhes importantes. Na cerimônia com decoração minimalista a atenção está exatamente onde deveria - nos noivos.

Você pode ter um minimalismo orgânico com muito branco e toques de folhagens, um minimalismo industrial, tem ainda o minimalismo moderno que utiliza formas geométricas e o minimalismo romântico com um uma caligrafia elegante. 

Na maioria das vezes, o estilo minimalista tem uma paleta neutra para prezar o visual suave. 

Felizmente, muitas noivas estão se permitindo testar e ousar mais, abrindo mão das decorações limitadas e pautadas por um único tema. O que quero dizer com isso? Uma coisa só: outra tendência fortíssima no universo dos casórios, é a de misturar peças de mobília diferentes, criando assim, um visual exclusivo e cheio de personalidade. 

E abraçar essa novidade, sem que o resultado fique completamente bagunçado, pode ser mais simples do que parece. O truque é investir em peças que possuam um estilo semelhante, ou também, seguir uma cartela de cores bem equilibrada. Tais detalhes são ótimos para transmitir a sensação de "uniformidade" entre os itens e deixar o espaço mais harmônico

Separei algumas combinações poderosas para ousarmos no visual exclusivo e cheio de personalidade.

rústico + românticominimalista + industrialhippie chic + rústicoclássico + romântico e por aí em diante...

Novos serviços de gastronomia

Já existia a procura por jantares mais descontraídos, porém agora precisaremos pensar em como garantir a qualidade deste serviço. Imaginamos que como uma maneira de modernizar o casório  teremos um aumento no número de ilhas gastronômicas (com Charcutaria, de drinks, de café ou de sorvete), principalmente, se a ideia for criar uma festa despojada e com clima jovial, e claro que com estes pontos de buffets evitamos aglomeração. 

A princípio, esse detalhe pode parecer supérfluo, mas acredite: ao servir os pratos de uma maneira diferenciada, você conseguirá oferecer uma experiência nova aos seus convidados, deixando cada um deles ainda mais encantado e satisfeito. 

A tendência, não somente para 2021, mas para os próximos anos, é que os buffets tradicionais sirvam banquetes em mesas extensas, onde todos podem se servir a hora que desejarem. 

Pista de dança

Até o momento não sabemos como isso ficará. Caso não seja liberada a pista de dança os noivos podem optar por cantorestrio de jazzsamba ou lounge music

Maior procura por locais ao ar livre

Isso é uma aposta do mercado que talvez não aconteça. Devemos lembrar que os espaços fechados estão aí e não deixarão de vender e nem de seguir os protocolos de segurança. Por mais que os espaço abertos passem a sensação segurança, devemos lembrar que muito desta segurança está na mão do staff. Se os fornecedores não tiverem regras rígidas, mesmo no ar livre pode contaminar os convidados.

Para quem deseja casar ao ar livre na cidade existem algumas opções como: 

Restaurantes com área verde;Espaços com quintalRooftop

Beleza da noiva

Os extremos brigarão aqui, de novo.

Depois que todos nós ficamos presos dentro de casa usando moletom, acho que veremos um retorno ao glamour. Os acessórios de cabelo com brilhos ou pérolas continuarão a ser populares e acho que veremos um interesse crescente em brincos e colares extravagantes.

Veremos muitas coroas e acessórios que se tornarão relíquias de família, passadas para as gerações futuras. O tempo longe de nossas famílias aumentou nossa conexão com elas, o que levará a mais peças de família sendo usadas.

Véus personalizados com monogramasemblemas e símbolos em tule de seda ainda estarão forte. Lembrando que Hailey Bieberusou uma mensagem em seu  véu.

Outra das principais tendências para casamento 2021 é a volta da década setentista no look da noiva. Desta vez, vamos notar muitos vestidos pautados pelo estilo boho, coroa de flores coloridonas.

Sendo assim, e para seguir essa onda, você pode investir sem medo em trajes repletos de franjas, babados, mangas bufantes, bordados, tecidos levinhos e aplicações em pedrarias super discretas, servindo apenas para adicionar um toque extra de brilho no look. É uma aposta perfeita para quem pretende se casar ao ar livre, principalmente, se tratando de uma festa no campo ou no litoral. E vai bombar nas tendências para casamento 2021.

E a maquiagem?

Pensava que os detalhes de beauty ficariam de fora das próximas tendências para casamento 2021? Que nada! De acordo com as especialistas da área,  este ano  promete ser pautado por produções mais sutis, sabe?

A ideia, é que as noivinhas invistam em maquiagens e penteados mega naturais — exatamente como pudemos observar no casamento real, em que Meghan Markle apostou em peso na simplicidade. 

O que isso significa? Em vez de usar várias e várias camadas de maquiagem, o ideal é preferir as técnicas que sejam capazes de destacar o que há de melhor no seu rosto, sempre priorizando a leveza e o seu gosto pessoal. 

Sombras de tonalidades nudes, delineados discretos e pouco blush são elementos obrigatórios nesse tipo de composição. Em relação ao cabelo, os coques baixos e os penteados soltos serão a maioria entre as noivas atualizadas. A máxima, é se sentir confortável e evidenciar a sua beleza natural. 

Streaming

Existia uma forte posta nos eventos transmitidos por streaming. Por mais que tivemos alguns essa moda não pegou.

A aposta forte são nos eventos híbridos que já eram muito utilizados em eventos corporativos. 

Atos de gratidão

Acho que, como um todo, os casamentos terão um significado ainda mais profundo. Ser grato pela saúde e segurança, é essencial nos dias pós pandemia. Devemos honrar a oportunidade de finalmente poder comemorar com nossos entes queridos.

Você pode agradecer as pessoas presentes na sua festa de casamento de algumas maneiras: com uma nota pessoal para cada convidadocookies com agradecimento para cada hóspede e até escrever a palavra "Gratidão" no menu de mesa.

Sustentabilidade

Os casais estão cada vez mais colocando a sustentabilidade como prioridade para o seu casamento e 2021 continuará a ver um grande crescimento nisso. 

Novo normal para casamentos em 2021?

Acredito que ano de 2021 será de extremos e de quebra de padrões. Devido a pandemia algo que poderia acontecer com frequência, como casamentos durante a semana, não aconteciam. Os processos de higiene que tivemos que aplicar com o Covid-19 permanecerão em nosso dia a dia e eventos, veremos totens personalizados com álcool gel disponível a todos; as filas no buffet deverão ser evitadas e assim substituídas por outros estilos de recepção; as mesas dos convidados não serão apertadas, bom para os convidados e profissionais, é claro.

Assim como nós, muitos  noivos perceberam que preferem apenas  uma comemoração com pessoas importantes, algo pequeno e intimo. 

Vou deixar aqui todas as pessoas/fornecedores que de alguma forma transformou nosso dia um dia ESPECIAL e UNICO.

@lidanelon e @robertocrivellojr meus pais que derão seu maximo e fizeram o impossivel para eternizar esse momento magico.

a minha tia @femachuca que nos ajudou no que pode, perdeu dias e noites pesquisando, sonhando, abraçou como se a data fosse dela (talvez se fosse dela não seria tão intenso como foi), ela colocou toda sua garra, sua vontade, sua criatividade e seu amor (Até me emociono em pensar). (...)

meu tio @flavio_machuca que topou a loucura do meu pai de pintar o chão da varanda na madrugada antes do casamento. 

as minhas madrinhas @natachamelchiordoces , @angelicabolos e minha avó paterna pelos doces maravilhosos, pela mesa do café e pelos bolinho da mesa dos noivos (tinha até doces da @kesejadoce que para quem não sabe é a  empresa que abri na pandemia);

ao @sandrocardosofotografia , @essayer_de_vivre , @marciogarpellidrone , @luan_colaress , aos padrinhos @du_edumartins e @trez_edit_filmmaking e a equipe da @wowcabine pelos registros incríveis ; 

a minha tia @valeriacrivellobolos pelos bem casados; 

ao @buffetfestapiracicaba com toda sua equipe e a @comitivaosparentes pela comida MARAVILHOSA; 

a @ca_mel_silvestre que fez o charme nos queijos na mesa dos frios; 

ao @gabrielallanoficial que eu não queria que fosse embora nunca mais 🤪🙈. 

@anapaulafranzoi , @simmetriapiracicaba , @jose.rodolfo.silva , @lojativeron , @linpaspiracicaba , @lupooficial , @zorahi.semijoias.acessorios , @puket.shoppingpiracicaba e @converse_br pelos detalhes que fizeram toda diferença nos noivos.

a @estefanydecor pelos arranjos e a @salete_flores01 pelo meu lírio maravilhosoooo (embora eu tenha esquecido ele no salão).

@melancia_plaquinhas_casamento@crafts_catus@papelariamilcoisaslp  , @tudonumsolugar@xodoartesanatos ,  @arrobaembalagens@artesanatodabruxa ,@fotoalbumartsal foi lugares onde fomos correr atras de acessorios para fazermos toda nossa decoração. 

@frisodeouro pelos acessorios de locação (mesas, cadeiras, pratos, talheres, taças, toalhas....)

@facefeicaojoias pelas nossas alianças.

E claro não poderia deixar de citar a madrinha @mairaknetsch pelas lindas palavras e todos que de alguma forma fizeram parte desse dia. 

#casamentocasalzambom

OBS: TODOS OS MACRAMÊS, FILTRO DOS SONHOS, PLACAS EM MADEIRA, SUPORTE DE FLORES E DEMAIS DA DECORAÇÃO FOI FEITO POR NÓS MESMO, PARA QUEM TIVER INTERESSE EM ALGO DA DECORAÇÃO TAMBÉM ESTAMOS VENDENDO ATRAVÉS DO NOSSO INSTAGRAM @FEITOPELAFAMILIA

Texto escrito por Gabriella Crivello Zambom 

04 Jan 2021

Tendências para casamento 2021 - Já temos as principais tendências para casamento em 2021. Bem vindo ano novo!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamentonapandemia casamentosimples decoraçãocivil façavocemesmo

Quem viu também curtiu

07 de Nov de 2019

A importância do cerimonial no seu casamento!

01 de Nov de 2020

Jogar arroz nos recém-casados: saiba tudo sobre essa tradição

27 de Jun de 2019

5 dicas para organizar um noivado simples !

Olá tudo bem? Em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no WhatsApp vai ser um prazer conversar com você!
Logo do Whatsapp