Como organizar o casamento civil em tempos de Covid-19?

53
6min de leitura

Tenho recebido muitas mensagens de nossas noivinhas que adiaram seus casamentos para 2021 e que agora tiveram que adiar para 2022 por conta do Covid-19 e que decidiram manter a cerimonia civil na data original do casamento. Elas têm mandado dúvidas de como fazer uma mini celebração do casamento civil, assim como nós, Gabi e Marcos do @Studio16fotografia , fizemos.

Para responder todas estas dúvidas, decidimos fazer um post especial sobre o tema. 

E já para adiantar; Responsabilidade é a palavra de ordem neste momento. As pergunta mais enviadas a nós foram;

- Como celebrar o casamento civil em tempos de Covid-19? - A partir de quando é seguro fazer o casamento civil? 

Não existe uma data certa para isso. É preciso lembrar que ainda estamos em fase de isolamento social e, portanto, qualquer comemoração neste momento, por menor que seja, não é recomendada. 

Esperamos que daqui a uns meses a situação esteja melhor e que sejamos “liberados” para comemorar, ainda que entre poucos e seguindo as novas normas de higiene/segurança. 

- Quantas pessoas é seguro convidar? 

Por ora, a maneira mais segura seria seguir a linha do elopement, ou seja, uma celebração só entre o casal, que pode ser seguida de uma sessão de fotos e filmagem

Entendemos que, em breve, será possível fazer uma comemoração íntima, entre noivos, pais e irmãos, assim como nós fizemos em dez/2020. Claro que, mesmo sendo uma comemoração intima, todos precisam estar respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), como o uso máscaras, higienização constante das mãos, distância de dois metros entre os convidados, etc.

E esse cuidado vale para com fornecedores também. O ideal é que a comemoração seja tão pequena que você possa dispensar a presença física da maioria dos profissionais, fazendo uso dos serviços de entrega (como flores, buffet, doces, bebidas, etc).

- Posso convidar os padrinhos?

Como falamos acima, qualquer celebração neste momento, por menor que seja, é um risco. E se o seu problema for se sentir em uma “saia justa” por deixá-los de fora, não se preocupe, com certeza seus padrinhos entenderão e estarão animados para a nova data da festa em 2022. Acho até que muitos ficarão agradecidos de não serem convidados para uma reunião neste momento…

Porem, caso os eventos voltem a ser “liberados” para comemorar, vocês podem sim em uma comemoração intima, convidar os padrinhos, só não se chateie por aqueles que não aceitarem ir; lembrem-se que estamos em uma fase de MEDO!

Vale lembrar que a tecnologia está à disposição dos noivos!

 Se você fizer questão da participação de todos os  padrinhos, assim como daquele familiar que é do grupo de risco ou faz parte da turma que não teve suas atividades interrompidas, use e abuse das chamadas de vídeo! Eu e o Marcos, quando nos casamos no civil, tivemos padrinhos que não marcaram presença pois estavam positivados no covid, e foi tão emocionante as chamadas de videos quanto as pessoas ali presentes.

- O que fazer para tornar a comemoração especial? 

Colocar AMOR em todos os detalhes é o que torna a comemoração especial, independentemente do tamanho. Pense em troca de votos, discursos, lembrancinhas com significado, e  lembre-se de deixar claro a todos que ali estiverem o tão GRATO vocês estão.

- É possível fazer casamento civil no cartório no meio da pandemia?

Cartórios do Brasil inteiro estão funcionando, cada estado e região com suas peculiaridades de horários. Quando nos casamos, em 19 de dezembro de 2020, os cartorios de Piracicaba-Sp estavão atendendo com hora marcada e com redução do número de participantes. Os horários para realizar o “sim” era espaçados e não coinciam com o funcionamento de rotina do cartório, e só era permitida a presença de quatro pessoas por casamento (noivos e duas testemunhas). Outra medida que estava sendo adotada em dez/2020 foi o comparecimento dos noivos e testemunhas pelo menos 30 dias antes da data do casamento para dar início aos protocolos. Este procedimento estava sendo adotado para diminuir a exposição e permanência das partes no cartório no grande dia.

O portal de transparência disponibiliza gratuitamente a consulta de cartórios de Registro Civil. Por ele você consegue filtrar os cartórios de sua região por estado, município, nome do cartório, endereço e telefone e encontrar a unidade mais próxima a você, bem como consultar quais são as regras em vigência.

Com relação a casamentos em diligência, ou seja, fora do cartório, cada cartório tem seguido uma política própria. Os documentos necessários para a realização do casamento civil continuam os mesmos.

- Preciso ter uma assessoria?

Tudo vai depender do que você está pensando fazer, bem como da sua disposição em se envolver na organização de cada detalhe. Se a ideia for celebrar com um almoço em casa para noivos, pais e irmãos, talvez não seja mesmo necessário. Agora, se você optar por um lugar externo, como um restaurante com salas privativas, talvez seja válido ter um suporte profissional.

Uma alternativa para quem acha que precisa de assessoria é fazer consultorias online. Muitos dos assessores possuem este serviço, no qual orientam os noivos sobre profissionais, protocolos, momento certo que devem acontecer os discursos, etc.

Eu e o Marcos fizemos por conta propria, fizemos um almoço na casa dos meus pais, onde toda a decoração foi feita e organizada por nós mesmos. Escolhemos cada detalhe de uma forma unica e original. 

Claro que leva um tempo para organizar e pensar em tudo, mas, o evento leva a sua personalidade, fica AUTENTICO. 

- Mesmo sendo um casamento civil, posso ter a benção na igreja?

Para quem pretende realizar uma benção religiosa super hiper intimista, será necessário esperar até que as paróquias tenham previsão de retorno das cerimônias. Por enquanto, sabemos que, em Piracicaba-SP, estamos sem  previsão de reabertura para o retorno de casamentos.

- O que vestir no casamento civil?

Antes de tudo, é importante entender o “papel” deste casamento civil. Será a única celebração do casal ou haverá um casamento religioso em outra data? Será realizado de maneira intimista em casa (ou no cartório, seguido de almoço em casa ou em um restaurante) ou será celebrado em uma grande festa? Como para qualquer evento, pensamos na roupa levando em consideração: horário, local e, claro, o estilo pessoal.

Se você tiver um religioso em outra data, o civil pode ser uma boa oportunidade para “brincar” com o look de noiva, escolhendo algo mais moderno/original ou algo num estilo completamente oposto ao do religioso, satisfazendo assim duas vontades. Não há regras… tudo depende do estilo da noiva!

- No caso de vestido, deve ser curto?

O principal é alinhar a formalidade do evento à da roupa – que independe do comprimento (um curto de zibeline é mais formal que um longo de malha, por exemplo).

- A roupa tem que ser branca?

Não, não tem que ser branca. Claro que o branco automaticamente confere um ar de noiva, mas, se você não gosta, pode ser um branco com toque de cor, ou até um todo colorido, por que não?

- Posso usar véu e grinalda?

Véu seria adequado se o casamento civil estivesse “imitando” o religioso, com uma passarela para a entrada da noiva. No caso de uma celebração intimista, no cartório ou em casa, o véu não faz tanto sentido, mas se for um sonho, não vejo problemas… Pode-se substituir o véu por uma voilette, que é um charme! Já grinalda (que nada mais é do que acessório de cabelo), dá para usar tranquilamente! Flores, pentes e tiaras contemporâneas vão muito bem. Só descartaria coroas do tipo “princesa” (lembrando que esse é meu ponto de vista). 

- Posso levar um bouquet?

Sim, pode levar um bouquetÉ o que vai dar o ar de noiva! Eu prefiro sempre bouquets menores… mas, especialmente no civil, acho que é a melhor opção. (No meu civil eu comprei um lirio da paz, embora , eu tenha esquecido no salão onde me arrumei, esta valendo a ideia. hahahahahah')

- E os sapatos, como escolher?

Quem me segue, conhece meu lema: os sapatos dependendo do vestido não vão aparecer, então não abro mão do conforto!

Dito isso, a escolha do sapato deve ser em função do estilo da roupae do nível de conforto que a noiva busca.

Em relação a cor, o sapato não precisa necessariamente ser branco. Metálicos e nudes  e, assim como os coloridos, podem ser usados muitas vezes depois, o que é uma vantagem.

Espero ter conseguido esclarecer todas as duvidas; em caso de alguma a qual não respondi de uma forma clara, podem deixar nos comentarios que irei estar respondendo todos.

30 Mar 2021

Como organizar o casamento civil em tempos de Covid-19?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamentocivil casamentonapandemia casandonapandemia diadosim noivos noivosnapandemia

Quem viu também curtiu

30 de Mar de 2021

Como organizar uma “chárreata”, uma opção ao Chá de Bebê, em tempos de pandemia?

04 de Jan de 2021

Tendências para casamento 2021 - Já temos as principais tendências para casamento em 2021. Bem vindo ano novo!

07 de Nov de 2019

A importância do cerimonial no seu casamento!

Olá tudo bem? Em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no WhatsApp vai ser um prazer conversar com você!
Logo do Whatsapp