27/06/2019 às 03:26 ATENÇÃO noivinhas !

5 dicas para organizar um noivado simples !

342
5min de leitura
1.-Defina um orçamento. É a hora de pegar o papel e a caneta (ou abrir uma planilha no Excel) e decidir o quanto querem investir no evento;2.-Convidados. O noivado é uma celebração íntima, apenas para familiares e amigos próximos;3.-Escolha o local;4.-Defina um cardápio.5.-Lista de Presentes.

_______________________________________________________________________________________________________

O noivado ou a festa do noivado é um momento especial em que o casal comunica a decisão de se casar para os seus familiares e amigos. Em famílias mais tradicionais, quem organiza e oferecem a festa são os pais da noiva. Contudo, o mais comum atualmente é o próprio casal elaborar a comemoração.

Um dos grandes desafios do casal é organizar uma festa de noivado sem comprometer o orçamento do casamento, afinal, o grande investimento deve ser direcionado para a celebração oficial da união.

Por isso estaremos falando de alguns pontos importantes para organizar uma festa de noivado simples e econômica.

1. Defina um orçamento

É a hora de pegar o papel e a caneta (ou abrir uma planilha no Excel) e decidir o quanto querem investir no evento. Nesse momento, é importante alinhar ao orçamento definido a quantidade de convidados e o tipo de celebração.

2. Convidados

O noivado é uma celebração íntima, apenas para familiares e amigos próximos. Liste no máximo 50 pessoas. Em geral, as festas de noivado costumam ter em média 30 convidados ou caso já tenha em mente os padrinhos podem estar fazendo somente para comunica-los sobre o cargo. Além da família, foque em pessoas realmente essenciais, que participam ativamente na vida do casal.

3. Escolha o local

Por ser uma comemoração mais simples e intimista, o noivado pode ser realizado em casa. Se o espaço não for o suficiente para abrigar a todos com conforto, vale recorrer a um salão de festas do prédio ou à casa dos pais dos noivos. Se você curte um evento ao ar livre e tem um jardim grande à disposição, vale aproveitar o espaço para fazer uma decoração mais informal.

Os casais mais práticos preferem realizar o evento em restaurantes, o que pode ser uma excelente oportunidade para economizar. Algumas pizzarias, por exemplo, oferecem reservas e cardápios personalizados com uma menor variedade de sabores e bebidas, o que ajuda a conter os gastos e é bastante prático. Além da comida e bebida, espaço, decoração, louças e talheres são fornecidos pelo próprio restaurante; eu não acho muito legal, pois, não são todos que se sentem a vontade em lugares públicos. 

4. Defina um cardápio

O cardápio dependerá do tom e horário da festa. Sendo um almoço ou jantar, você poderá optar por refeições que rendam bastante e sejam de execução relativamente fácil, como o estrogonofe, churrasco ou feijoada.

Caso queira algo mais sofisticado, você pode fazer um jantar com peixes, comidas japonesas ou noite das massas, por exemplo. Nestes casos, dependendo da quantidade de comida, é provável que você precise terceirizar o preparo dos alimentos com buffet's da sua cidade. 

Outra opção são os coquetéis, chás da tarde ou tábua de frios. Se, por exemplo a festa for durante o inverno, uma noite do queijos e vinhos ou fondue é fácil de ser organizada. Já tortas salgadas, salgadinhos e mini-hambúrguer são opções bacanas para coquetéis no final da tarde.É importante também pensar nos pratos doces. Em geral, festas de noivados contam com uma mesa de doces decorada. Para economizar no preço e no trabalho, vale optar por bolos caseiros, docinhos e pudim. Uma dica é encomendar um bolo, que pode ser confeitado ou os modernos Naked Cakes que, além de deliciosos, são perfeitos para decorar a mesa.Atente-se à quantidade de comida, doces e bebidas. Esta lista abaixo é uma estimativa de quanto você precisa calcular para cada convidado.

Canapés/Salgadinhos/Coquetel: 10 a 12 unidades por convidado (sem jantar).Canapés/Salgadinhos/Coquetel: 5 a 8 unidades por convidado (com jantar).Sanduíche de metro: 1 para cada 6 convidadosPatê e torradas: 15g de cada para cada convidado.Queijos e frios: 150g por convidado.Docinhos: 5 a 6 unidades por convidado.Bolo: 100g por convidado.Sucos: 400ml por convidado.Refrigerante: 400ml por convidado.Água: 500ml por convidado.Vinho: 1 garrafa para cada 4 convidados..Champanhe e frisante: 1 garrafa para cada 2 convidados.Cerveja: 1,5l por convidado

Lembrando que praticidade é um ponto importante neste tipo de evento.   

5. Lista de Presentes

O noivado é a reunião entre familiares e amigos para oficializar o interesse do casal no casamento. Porém ainda não é o chá de panela, chá bar ou tantos outros chás da moda e na maioria das vezes é um momento em um local com decoração de noivado simples. Entretanto, é um gesto atencioso que o convidado dê um presentinho sim.

Muitos acham que o casal não deve interferir na escolha ou sugerir; acham que é bom deixar que as pessoas tenham liberdade para escolher. Em outros casos, acredito que o casal pode sim fazer uma lista de presentes online onde deem sugestões aos seus convidados. 

Afinal, muitos já tem em mentes a decoração e todo mimo do novo lar.

Uma loja que eu particularmente gosto muito e conosco deu super certo a lista online, é a preçolandia

O cadastro para estar criando a lista é super fácil, não corre o risco de ganhar presentes repetidos, e a linha que eles dão de créditos para poder escolher algum item o qual necessita é ótimo. 

Algumas dicas retirada do site enoivado

Aiiiii sábado,como faço para você voltar? 

Que dia maravilhoso,que noite perfeita, que final de semana incrível. 

Quero deixar nossos agradecimentos primeiramente a Deus, pois ele é nossa base e sempre será e aos nossos pais, sem eles nada teria acontecido. 

Obrigada a todos os profissionais envolvidos. @buffetfestapiracicaba a comida estava divina, só ouvi elogios; @NLdelíciasnopote, vocês arrasaram com os bolinhos, recomendo de olhos fechados;  @mimos_da_su a decoração ficou do jeitinho que eu pensava; e os balões da @arrobaembalagens deram seu charme;  @bandapopless vocês fizeram total diferença nesta noite; @roselidoces não tem quem não se apaixone pelo seu brigadeiro;  @angelicaschiavolin pelo bolo maravilhoso;  @eduardomartins e @leo, sem vocês não teríamos registros desta noite;  @anapaulafranzoi pela linda Make e penteado;  @rpproducoes que arrasou como sempre e nos surpreendeu com toda a iluminação; @simonefraletti e @luizbelafre pela atenção para escolha dos Look; @FrisodeOuro pelos Acessórios; a @CractusCrafts pelos arranjos de Mesas Maravilhosos e não posso esquecer de agradecer a família Soares pelo espaço. 

Obrigada pessoal, me perdoem se eu esqueci alguém. Mas ainda estou anestesiada. Que venha 2020. ♥️ #NOIVADOCASALZAMBOM

Noivinhas, espero que tenham gostado das dicas e curtido um pouquinho de como foi nosso Noivado!

by: Gabi

27 Jun 2019

5 dicas para organizar um noivado simples !

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

4ficasparaumnoivado casalzambom inoivei noivado noivadocasalzambom noivadoperfeito noivos2020 voucasar

Quem viu também curtiu

03 de Out de 2020

Chá Bar: O Que É? Como Organizar?

04 de Jan de 2021

Tendências para casamento 2021 - Já temos as principais tendências para casamento em 2021. Bem vindo ano novo!

07 de Nov de 2019

A importância do cerimonial no seu casamento!

Olá tudo bem? Em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em nos chamar no WhatsApp vai ser um prazer conversar com você!
Logo do Whatsapp